AOS BENEFICIÁRIOS DO IASFA

REDE HOSPITAL DA LUZ SEM SERVIÇOS CONVENCIONADOS COM O IASFA A PARTIR DE 15 DE ABRIL



Caro Cliente,

A Luz Saúde informa que, à semelhança do que já sucede relativamente aos beneficiários da ADSE, os Hospitais e Clínicas da rede Hospital da Luz se veem obrigados, a partir de 15 de abril, a deixar de prestar os serviços ao abrigo das convenções celebradas com o IASFA – Instituto Social das Forças Armadas.

A decisão que agora tomamos deve-se, em primeiro lugar, ao atraso muito significativo, por parte do IASFA, dos pagamentos devidos pela prestação de cuidados de saúde aos seus beneficiários. Como todos compreenderão, esta é uma situação financeiramente muito penalizadora para os Hospitais e Clínicas da Rede Hospital da Luz convencionados com o IASFA, que estes não podem continuar a sustentar.

Por outro lado, o IASFA, por imposição legal, rege as suas convenções pelo regime em vigor na ADSE, o qual, como já sabem, a Luz Saúde não aceita por implicar:

• A aplicação retroativa de regras de regularização de preços que consideramos manifestamente ilegais e que introduzem uma imprevisibilidade na nossa atividade que é impossível aceitar, já que implicam que no momento da prestação não seja possível saber a que preço estamos a praticar o serviço;
• Uma tabela de preços e atos que se encontra desatualizada para a prática de uma Medicina moderna, quer do ponto de vista de preços, sem alterações há mais de 20 anos, quer no que respeita à inexistência de atos médicos que fazem parte da rotina médica atual.

Assim, informamos todos os nossos clientes beneficiários do IASFA que:
• As novas marcações feitas para data posterior a 15 de abril deixam de estar abrangidas pelo regime convencionado, podendo ser realizadas em regime livre.
• Mantém-se, contudo, ainda ao abrigo da convenção depois de 15 de abril a prestação de cuidados de saúde relativos, nomeadamente:
- Ao acompanhamento às grávidas até à alta após o parto;
- Aos tratamentos relacionados com doença oncológica;
- A cuidados de saúde de internamento.

• Mantêm-se também dentro do regime convencionado todas as marcações feitas pelos beneficiários do IASFA até à presente data, mesmo que se realizem depois de 15 de abril.

Adicionalmente, e tal como sucede para os nossos clientes beneficiários da ADSE, os Hospitais e Clínicas da Rede Hospital da Luz criaram condições especiais de preços e de financiamento de cuidados para os beneficiários do IASFA, cujos detalhes poderão ser conhecidos:

• Contactando diretamente os nossos serviços do Contact Center;
• Contactando os nossos serviços administrativos nos Hospitais e Clínicas.
Aconselhamos ainda os beneficiários a informarem-se junto do IASFA das condições de reembolso aplicáveis.

Agradecemos a todos os nossos clientes beneficiários do IASFA o privilégio de, ao longo dos anos, confiarem a sua saúde aos Hospitais e Clínicas da Rede Hospital da Luz. Podem continuar a contar connosco.


A Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde Lisboa, 13 de fevereiro de 2019

Download comunicado aos beneficiários do IASFA